A arte chinesa do taolu nasceu em 1958 com a fundação da federação All China Wushu. É um estilo de kung fu no qual os competidores performam coreografias com movimentos básicos sob um colchão. As performances são julgadas de acordo com o mérito artístico. Algumas delas são executadas com armas e outras com instrumentos. A maioria é individual, mas também há disputa em grupos. 

Perfil do atleta
Os competidores do esporte precisam demonstrar talento na ginástica e um brilho estético. Muitos movimentos são feitos quando o atleta está agachado, o que exige muito vigor e força nas pernas. Velocidade, graça, flexibilidade e equilíbrio são atributos chave. 

Taolu no filme
O ator de Hollywood Jet Li, estrela de “Romeo deve morrer”, é o praticante de taolu mais famoso do mundo. Ele venceu o campeonato nacional chinês cinco vezes. 

As armas
Muitas das formas do taolu mostram a destreza do praticante com armas diferenciadas, como espadas e bastões. 

A área para praticar
Os competidores executam seus movimentos em um colchão que é semelhante àqueles usados por ginastas que fazem exercícios de solo. As provas individuais acontecem em uma área de 14m x 8 metros. A extremidade é marcada por uma borda branca. Já as provas em equipe acontecem em uma área de 16 m x 14 metros. 

Curiosidades

  • Na China, o esporte é conhecido pelo termo wushu e é o esporte nacional do país. Wushu significa artes militares ou marciais. 
  • A International Federation Wushu é a entidade que preside o esporte
  • As formas de taolu vistas em competição são externas. As internas correspondem às meditações e reflexões, como tai chi chuan, por exemplo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *