Esqui aquático é um esporte aquático de velocidade. Os competidores demonstram uma agilidade impressionante, além de balanço nos saltos, viradas e manobras acrobáticas enquanto estão em grande velocidade sob pranchas. Há três tipos de Esqui aquático: slalom, ski jump e trick skiing. Há vencedores em cada classe, assim como disputas masculinas e femininas. Há outros campeonatos para o esporte: wakeboarding, barefoot skiing, ski Racing e show skiing. Os torneios são feitos normalmente em lagos ou rios.

Perfil do competidor
Os atletas deste esporte precisam de muito equilíbrio e uma psique muito forte. Flexibilidade também é essencial para fazer manobras, fazendo com que seus músculos sejam bem definidos. Eles são fortes, particularmente nas costas e ombros, locais que absorvem muita força em função de serem puxados por um barco. As pernas são fortes para poder movimentar as pranchas. 

A prancha
Os skis de água foram feitos inicialmente de madeira, mas os modernos são mais avançados. A maior parte deles é construída de fibra de vidro ou de carbono. Há ainda um tipo de bota para que os pés fiquem apoiados na prancha.

Água no Guinness
Ralph Hildebrand e Dave Phillips percorreram 2.152 quilômetros sem parar ao redor de uma entrada de água no oceano Pacífico no Canadá. Os canadenses levaram 56h35min3s para finalizar o feito, que deu a eles o recorde mundial de Esqui aquático. 

Velocidade do barco
Para realizar slalom e os saltos, os barcos precisam estar em uma velocidade específica. Para as provas masculinas de slalom, chegam aos 58 km/h e para mulheres permanecem nos 55 km/h. Já nas de salto, 57 km/h para homens e 54 km/h para mulheres. 

Torneios e competições
As competições padrão envolvem três tipos de provas: slalom, jump skiing e trick skiing. Cada uma delas possui uma rodada de eliminação e uma final. No slalom, o vencedor é aquele que rodeia o número máximo de bóias no menor tempo possível. No jump skiing, é aquele que realiza o salto mais distante. Já no trick skiing, é o que acumula mais pontos nos dois tempos de 20 segundos. O grande campeão do torneio é aquele que ganha mais pontos nas três provas.

Crack the whip
Alfredo Mendoza desenvolveu o moderno pulo em 1951. Chamado de “crack the whip”, a manobra o ajudou a ganhar vários títulos mundiais durante os anos 1950.

Outros esportes
Uma das atrações do Esqui aquático é a sua variedade. É um dos poucos esportes em que as exibições são tão empolgantes quanto as competições. 

Barefoot skiing: na prova, os competidores têm dois tempos de 15 segundos cada, em que executam o maior número possível de manobras. No slalom, o objetivo é cruzar diversas vezes o barco. No jump, o objetivo é pular a maior distância possível; os profissionais chegam a atingir 27 metros de distância.

Ski Racing: é a forma mais veloz de Esqui aquático e acontece em longos percursos, sendo o maior deles com 140 quilômetros. Os esquiadores podem atingir até 190 km/h com uma única prancha sobre os pés, pois, dessa forma, é mais fácil de ter controle. 

Wakeboarding: é praticamente idêntico ao trick skiing, mas, neste caso, os atletas usam uma prancha longa e larga. 

Por dentro da história
A invenção do Esqui aquáticoi é creditada a Ralph Samuelson. Em 1922, ele tentou esquiar no lago Mississipi, em duas pranchas derivadas de um barril. Os pés foram presos por dois pedaços de couro. 

Curiosidades

  • Os torneios de Esqui aquático são famosos no mundo todo, mas particularmente na Austrália, Canadá, Irlanda, França, Nova Zelândia e nos Estados Unidos. 
  • O esporte nunca foi incluído nas Olimpíadas. Em 1972, participou dos jogos de Munique como um esporte de demonstração. Por enquanto, não planos de incluí-lo. 
  • O maior salto masculino de Esqui aquático atingiu 74,2 metros. O feito foi de Freddy Krueger, nos Estados Unidos, em novembro de 2006.
  • O número máximo de pontos conquistados por um esquiador foi 12.400. Foi atingido por Nicolas Le Forestier, da França, em setembro de 2005.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *