Originalmente baseado em tradições chinesas, o dargon boat é praticado há mais de 2.000 anos. O esporte conta com a participação de sete barcos decorados e forma um espetáculo impressionante. 

Equipamento
Os barcos e os equipamentos usados na corrida são produzidos com materiais de última geração, mas devem seguir algumas características tradicionais. 

Esporte simbólico
Na China, as corridas de dragon boat acontecem no dia 5 de maio, chamado de Double Fifth, o quinto dia do quinto mês. As corridas marcam o início da temporada de plantio de arroz e celebra o espírito do dragão, o rei da água. Dessa forma, os competidores acreditam que as chuvas virão para regar as plantações. Antes de o barco ser colocado na prova, a cabeça do dragão é “acordada” por um padre ou outro dignatário, que faz pontos vermelhos nos olhos do animal. Hoje em dia, a segurança da tripulação é levada a sério, mas nos tempos antigos, os competidores que se afogavam eram considerados como sacrifícios ao espírito do dragão, como um sinal de sorte por vir. 

Origem tradicional
De acordo com a antiga lenda chinesa, a corrida do dragon boat comemora a morte de Qu Yuan, um famoso poeta e ministro real do século III B.C.E. O poeta cometeu suicídio em protesto contra dirigentes corruptos ao se jogar em um rio. Alguns moradores de vilarejos próximos tentaram salvá-lo, mas era tarde demais. Eles, no entanto, permaneceram na água, bateram tambores e jogaram água para cima para manter os peixes e espíritos ruins longe do seu corpo. As corridas comemoram esta tentativa frustrada de resgate.

Na cabeça
A linha de chegada possui algumas bandeiras penduradas e a primeira tripulação a pegar esta bandeira – uma tripulação extra vai até a cabeça do dragão para pegá-la – vence a corrida. Os barcos com grandes cabeças para acomodar estas pessoas surgiram em Taiwan. 

Empurrão forte
A tripulação deve remar na mesma hora para fazer mover o barco com toda velocidade. Até pequenas diferenças nesta contagem rouba tempo na prova. É difícil para os que ficam na polpa verem os remos na proa. É por isso que a batida do comandante é tão importante. O movimento gerado pela tripulação é chamada de lagarta, em função da semelhança com o andar do animal. O remo tem comprimento entre 104 cm e 129 cm. Os mais altos possuem remos maiores.

Por dentro da história
O esporte se tornou popular fora da China no final dos anos 1980, primeiramente no Canadá e depois na costa oeste dos Estados Unidos. O esporte, então, passou a ser praticado na Austrália e Europa. A corrida internacional de Hong Kong acontece anualmente desde metade dos anos 1970. Já os campeonatos mundiais são bienais e ocorrem desde 1995. Nos anos ímpares acontece um campeonato mundial para as tripulações de elite.

Curiosidades

  • A maioria dos barcos pode carregar até 20 pessoas, apesar de eles normalmente transportarem 18 pessoas.
  • Os barcos maiores, chamados de swan, levam até 50 pessoas. Já os menores participam das provas com até 10 atletas.
  • As competições acontecem em percursos que vão de 200m a 50 quilômetros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *