O salto ornamental é a arte de pular acrobaticamente na piscina a partir de plataformas ou pranchas em alturas diferentes. Os competidores são julgados pelos graus de dificuldade dos seus saltos e pela técnica utilizada na execução. 

Perfil do atleta
Os saltadores precisam ser fortes para manter o corpo em diversas posições no ar. Pernas, braços e articulações devem estar em condições perfeitas. Os atletas passam a ser profissionais aos 14 e 16 anos de idade. 

A piscina
O comprimento e largura da piscina de salto variam. As plataformas possuem uma superfície não escorregadia e são alcançadas por meio de escadas. A profundidade mínima de uma piscina com uma plataforma de 10 metros é de 3,5 metros. Para outras alturas, deve haver ao menos 1,80 metro de água. 

Táticas de salto
Há 91 saltos oficiais de plataforma e 70 de trampolim. São divididos em seis grupos: forward, backward, reverse, inward, twist e handspring. O último é permitido somente em plataformas de 10 metros. 

Mergulho distante
Em uma prova olímpica de 1904, em Saint Louis, os atletas disputaram a profundidade que poderiam atingir. Eles saltavam em uma posição e não podiam se mexer até a profundidade máxima que conseguiam atingir. O ouro foi para William Dickey, dos Estados Unidos, que desceu 19,05 metros.

Pontuação
Os atletas possuem um certo número de chances em cada etapa de salto, normalmente seis para homens e cinco para mulheres. Cada salto deve conter alguns elementos, como mortais e giros no ar. Também é analisada a forma que eles caem na água.

Curiosidades

  • Os quatro estilos de salto mais conhecidos são os 3 m no trampolim e 10 metros na plataforma para homens e mulheres. Nos campeonatos mundiais também há disputa no trampolim de 1 metro. 
  • Kalus Dibiasi, um italiano de cidadania austríaca, recebeu 3 medalhas de ouro consecutivas. Ele venceu em Tóquio, em 1968, em Munique, em 1972 e em Montreal, em 1976, sempre na plataforma de 10 metros.
  • A chinesa Fu Mingxia tinha 13 anos quando se tornou a campeã olímpica mais nova da plataforma de 10 metros, em 1992. Quatro anos depois, ela ganhou o ouro novamente no salto de 10 m e 3 metros. 
  • O americano Greg Louganis ganhou cinco títulos mundiais. Também recebeu pontuação máxima nas Olimpíadas de 1984 1988, nas provas de 3 m e 10 metros.
  • Os saltadores americanos receberam 67 medalhas olímpicas entre 1904 e 2008. O total compreende 12 medalhas de ouro, 10 de prata e 8 de bronze na plataforma de 10 metros e 15 de ouro, 10 de prata e 12 de bronze no trampolim de 3 metros. O Estados Unidos foi o país que mais ganhou medalhas no esporte, mas não foi vitorioso nos jogos olímpicos de Pequim, em 2008.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *