Sao Paulo/ SP, 15 de marco de 2008Campeonato Sul-Americano Absoluto de Esportes Aquaticos.Polo AquaticoBrasil 16x06 ColombiaFoto: Satiro Sodre - Divulgacao CBDA.

O polo aquático é disputado por dois times, cada um com sete jogadores (seis na linha e um no gol). O objetivo do jogo é acertar o gol do time oposto, sendo que cada um deles vale um ponto. As disputas são divididas em quatro tempos de sete minutos cada. Se for necessário, há mais dois ou três minutos adicionais. O esporte é muito dinâmico e competitivo; são cometidas diversas faltas, principalmente embaixo da água. O polo aquático é uma mistura de natação, vôlei, rugby e luta livre.

Perfil do atleta
É preciso dominar as técnicas da natação. É precisa saber manejar a bola com as mãos, assim como ter força para levantar o corpo da água para arremessá-la. Raciocínio rápido também é necessário. 

A piscina do polo aquático
As dimensões de uma piscina de polo variam de acordo com o nível das disputas realizadas. A maioria, no entanto, mede 20m x 10 metros e 30 m x 20 metros. Nos jogos olímpicos, a profundidade deve ser de, no mínimo, 1,80 metro. Piscinas convencionais podem ser usadas, mas a profundidade não é ideal, uma vez que não é permitido aos jogadores tocar o chão. A área do jogo é demarcada por bóias ou por meio de linhas pintadas no fundo da piscina, como a linha branca do gol, a vermelha dos dois metros e a amarela de cinco metros. A linha que divide a piscina é branca.

Quem joga onde
Os goleiros não podem ultrapassar a linha central para o outro lado da piscina. Já os jogadores podem se mover em qualquer direção, realizando o ataque e a defesa. A pessoa que lidera o ataque toma posição em frente à zona do gol. Os outros são chamados de jogadores do perímetro.  

De onde a palavra polo surgiu
A origem da palavra polo é contestada. Pode derivar de um jogo em que os atletas disputavam em volta de barreiras flutuantes, simulando cavalos, ou pode vir da palavra de origem tibetana bolas de borracha.

Roupa molhada
Todos os competidores devem usar roupa de banho, além de toucas numeradas para identificar os jogadores. Os atletas não podem passar gordura ou óleo no corpo antes da partida. 

Começando o jogo
O polo aquático é dividido em quatro tempos de sete minutos. Todos eles começam com os jogadores de cada time em lados opostos da piscina, em sua respectiva linha do gol. O juiz dá início à partida com um apito e joga a bola no meio da piscina. O primeiro a pegá-la começa o jogo. Os jogadores possuem 30 segundos para passar a bola ou tentar um gol.

Regras da piscina
As disputas consistem em quatro tempos de sete minutos cada, com um intervalo de dois minutos entre eles. Cada time tem um tempo de dois minutos durante os jogos. Em caso de empate, três minutos são adicionados ao jogo. Se ainda for necessário, mais três minutos são decididos por golden goal. Os jogadores podem tocar a bola somente com uma mão e não podem usar os punhos para batê-la. Eles não podem tocar o fundo ou as paredes da piscina. 

O goleiro pode usar as duas mãos, assim como os punhos, para defender o gol. É permitido a ele tocar o fundo da piscina também. Os jogadores não podem deixar a bola submersa e só podem segurar outro jogador quando ele estiver com a posse da bola. Se a bola vai para fora da piscina, o jogo recomeça com a defesa, mas se esta tiver tocado a bola antes, é permitido um tiro do ataque na linha dos dois metros.

Pisando sob a água
Os passes sempre devem ser feitos pelos jogadores sem que os pés toquem o fundo da piscina. Para aumentar a potência dos arremessos, eles projetam seu corpo para fora da água. A conhecida técnica eggbeater consiste em rotacionar as pernas para manter uma posição constante.

Técnicas da água
Dominar as técnicas da água e ter vigor são essenciais para o atleta do polo aquático, já que eles chegam a nadar entre 3km a 5km durante uma disputa. Há muito contato físico e, por isso, é preciso ter elasticidade. Dessa forma, os estilos da natação são usados em diversos momentos. Os atletas, no entanto, sempre nadam com a cabeça para fora da água. 

Sangue na água
A Hungria bateu a União Soviética por 4-0 em uma disputa agressiva logo após o Exército Vermelho reprimiu o levante húngaro, em 1956. Na piscina, as agressões verbais se tornaram físicas. O pior momento foi quando o jogador húngaro Ervin Zádor teve de deixar a piscina com a região dos olhos sangrando.

Formações da equipe
A defesa no polo aquático pode ser feita de um para outro ou baseada em uma zona. A formação mais comum é a 3-3, com duas linhas de três jogadores. A formação 4-2 é típica do ataque quando o time rival teve um jogador excluído (eles ficam fora durante 20 segundos quando há penas mais graves). 

Curiosidades

  • Os primeiros times de polo aquático se formaram na Inglaterra, em 1800. O jogo era baseado no rugby, era bem mais violento e sem regras.
  • O polo aquático surgiu nas Olimpíadas pela primeira vez em 1900. Os homens começaram a jogar em todas as Olimpíadas a partir de 1908. Já as mulheres participam desde 2000.
  • O esporte é popular nos Estados Unidos e Europa, principalmente na Hungria, Itália e Espanha.
  • A final do campeonato mundial de 2006 teve um placar de 19 gols e foi disputada entre a Servia-Montenegro e Hungria. A Servia ganhou por 10-9. 
  • Os times femininos da Hungria, Estados Unidos e Itália possuem seis títulos mundiais. 
  • A Hungria ganhou 9 medalhas de ouro nas Olimpíadas, o que faz com que o país tenha o melhor time do mundo. A segunda nação mais bem sucedida é a Grã Bretanha, com medalhas de ouro em 1900, 1908, 1912 e 1920. A Hungria ganhou o campeonato mundial duas vezes.
  • Nos jogos olímpicos de 2008, 14 nações participaram do polo aquático, entre times masculinos e femininos. 
  • O número máximo de gols feitos por um jogador púnico foi 13. O marco foi registrado por Debbie Handley, da Austrália, no jogo Austrália versus Canadá, no campeonato mundial de 1982, quando a Austrália ganhou de 16 a 10. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *