Este esporte aquático é uma combinação de dança, nado e ginástica. Os competidores realizam sua performance com um fundo musical, sendo avaliados pela seu mérito técnico e efeito artístico. Apesar de o termo sincronizado implicar em vários participantes, há disputas individuais também. 

Perfil do atleta
Além de demandar força, resistência, flexibilidade e graça, também é necessário extremo controle da respiração, já que algumas coreografias podem durar mais de cinco minutos. Senso musical apurado é importante, já que o tempo é marcado pelas batidas do som. 

Mérito técnico
Tantos os exercícios individuais como em equipe incluem movimentos obrigatórios e livres, cada um deles com um fundo musical e tempo limite para ser executado. Tecnicamente,  é preciso realizar uma ordem correta com impulsos, projeção do corpo e giros. Para os movimentos livres não há restrições musicais ou de coreografia. Os juízes avaliam o grau de dificuldade, a execução do exercício, a inovação da coreografia, a cobertura da água e a perfeita sincronização entre dos atletas entre eles e com a música. 

Posição do corpo
A posição do corpo dentro da água é muito importante durante a realização dos movimentos livres e obrigatórios, já que se for notada qualquer inconsistência no exercício, há penas severas na pontuação. 

Curiosidades

  • Originalmente conhecido como balé aquático, o esporte começou no Canadá, em 1920. Ele se espalhou pelos Estados Unidos no começo da década de 30.
  • O nado sincronizado é um esporte olímpico desde 1984. Normalmente é competido em duplas ou times de oito pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *