Susie Berry with Monbeg By Design (ISH) – 2012 gelding by Pacino (BWP) out of Eskerhills Lexis [ISH] by Puissance (ISH)[TIH]. Breeder: Fiona Molloy (Offaly). Owner: Helen Caton. Groom: Crisy Salmon

Eventing é o triatlo dos esportes eqüestres. Normalmente, as provas duram três dias e combinam a equitação do dressage com a resistência do cross country e a habilidade do salto. 

Perfil do atleta
É desgastante tanto para o cavaleiro como para o animal. As diferentes provas testam habilidades específicas, além de controle total sob a sela. Homem e animal acabam criando uma relação muito próxima após anos de treinamento. 

Competição de elite
As inúmeras competições no calendário do esporte são divididas em categorias de acordo com o número de estrelas. Quatro estrelas é o nível mais alto de competição, sendo o de uma estrela o mais baixo. Há seis provas quatro estrelas no mundo: Adelaide, na Australia, Badminton e Burghley, na Grã-Bretanha, Kentucky, nos Estados Unidos, Luhmülen, na Alemanha, e Pau, na França. As olimpíadas e os campeonatos mundiais são equivalentes às provas de quatro estrelas. 

Prova de três dias
O esporte testa cavalo e homem em três dias de competição. Dressage acontece no primeiro dia, seguido pelo cross-country e pelo salto no último dia. 

Um esporte de princesa
Na Grã-Bretanha, o eventing tem um pedigree nobre. A princesa e sua filha Zara Phillips ganharam a maior parte das competições, incluindo campeonatos mundiais.

Curiosidades

  • Antes das olimpíadas de 1952, eventing era apenas para atletas militares. Hoje em dia, homens e mulheres competem uns contra os outros na mesma categoria.
  • O cross-country testa a coragem do homem e do cavalo com uma média de 30 a 40 saltos.
  • Os melhores cavaleiros vêm da Australasia, Europa e América do Norte.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *