É um esporte estimulante que envolve velocidade e técnica. Milhares de esquiadores amadores têm o gostinho de experimentar um pouco da excitação a cada temporada de inverno. Poucos, no entanto, competem profissionalmente. Duas das disciplinas – downhill e super giant slalom – focam em velocidade. Slalom e giant slalom são mais técnicos. O quinto tipo envolve os dois aspectos. 

Perfil do competidor
Apesar de a força da gravidade dar o maior impulso nas provas, o esqui alpino requer atletas com boa forma. A maior parte do trabalho fica por conta das pernas. A parte de cima e os braços são os responsáveis por manter o equilíbrio do corpo. Os músculos da panturrilha devem ser bem trabalhados, já que mantêm o corpo inclinado.

As corridas
Não há percursos definidos para o esporte. Os principais têm sido usados por décadas e não sofreram grandes mudanças com o tempo. Os de velocidade são desenhados para testar os competidores por meio de quedas íngremes, curvas fechadas e trechos planos. As provas de slalom envolvem menos desafios e são marcadas por bandeiras em todo o caminho, pelas quais os esquiadores devem passar. As competições masculinas envolvem distâncias mais longas e possuem mais obstáculos que as femininas.

Inclinação mortal
A mais alta e perigosa descida de montanha está localizada em Hahnenkamm, perto de Kitzbuhel, na Áustria. A prova acontece desde 1931. Os esquiadores atingem velocidades de até 150 km/h, sendo que iniciam a prova por meio de um salto de 50 metros que, muitas vezes, pode ser fatal. 

Aberto e fechado
As pistas de alpine ski são marcadas por bandeiras coloridas. Nas provas de slalom, elas são colocadas bem próximas uma das outras. Quando estão posicionadas lado a lado, são chamadas de open gate. Quando estão uma na frente da outra, são chamadas de closed gate. No primeiro caso, elas mostram a direção que o esquiador deve seguir na descida, enquanto no segundo, apontam onde eles devem cruzar. 

Roupa de pista
Os praticantes do esporte usam o mínimo possível de peso para serem aerodinâmicos. Roupas largas causam resistência, o que faz com que a descida demore mais. O vestuário, dessa forma, tem de ser permeável para deixar o ar passar. Os atletas podem proteger certas partes do corpo com almofadas, mas sem que isso mude o formato do seu corpo. Eles podem utilizar, por exemplo, protetores de costas, que são minuciosamente inspecionados para que não tragam nenhum tipo de vantagem. 

É uma antiga história
O esqui mais antigo do mundo tem 4.500 anos. Foi encontrado em um pântano sueco. A invenção do equipamento é creditada aos antecessores do povo Sami, da Lapônia.

Ordem da corrida
A posição de início do competidor pode ter efeito no resultado final da corrida. Em uma prova em que esteja nevando, os primeiros podem ser prejudicados pela neve fresca, que toma mais tempo. Já começar em primeiro em uma prova de slalom em primeiro é uma vantagem, pois, dessa forma, pode-se marcar o caminho. Os 15 primeiros do ranking são os primeiros na prova, alocados na pista por meio de um desenho.

Técnicas da corrida
Levam-se muitos anos para aprender todas as técnicas do esporte. Muitos dos competidores profissionais aprendem a esquiar antes mesmo de freqüentar a escola. Poucos foram campeões mundiais em vários tipos de prova. O suíço Pirmin Zurbriggen recebeu diversas medalhas no downhill, super-G, giant slalom e competições combinadas na década de 1980, mas a maior parte dos esquiadores, no entanto, concentra-se em provas de velocidade. 

A grande batedora
Talvez a maior esquiadora de todos os tempos seja a croata Janica Kostelic, com quatro medalhas olímpicas de ouro. Na temporada de 2006, Kostelic, que nasceu em 1982, venceu cinco tipos de provas. Ela venceu campeonatos mundiais de slalom e provas combinadas em 2003 e 2005. Em 2005, ela também recebeu o título no downhill. 

Rápidos, mas sem queda
Os esquiadores de downhill não são os mais rápidos do mundo. Este título vai para os esquiadores de velocidade. Este esporte é praticado com equipamento mais longo e largo. Além disso, os atletas utilizam espuma ao redor do corpo e capacetes para criar um formato aerodinâmico. O recorde mundial de velocidade é do italiano Simon Origone, que atingiu 251,4 km/h, em abril de 2006. Esta velocidade é superior a de um paraquedista (193 km/h).

Curiosidades

  • As primeiras tentativas de esqui aconteceram nas montanhas norueguesas, em 1870. As botas do esqui eram somente para o dedão, para facilitar no momento em que os atletas levantassem após as quedas. 
  • A primeira prova que envolveu esquis aconteceu em 1921, na Suíça. Em 1930, a descida de montanhas e o slalom foram reconhecidos como esportes oficiais. São provas olímpicas desde 1936.
  • A palavra slalom vem do norueguês e significa inclinação suave. Os atletas deste esporte aprendem primeiramente as técnicas de slalom antes de descer montanhas. 
  • O número máximo de bandeiras em uma pista de slalom masculina chega a 70. O mínimo é de 56. Para mulheres, ficam entre 46 e 58.
  • O tempo mínimo para realizar uma prova de downhill é 1min. Se for menos que isso, a pista pode ter seu comprimento aumentado. 
  • Em uma descida, o atleta atinge velocidade média de 120 km/h.
  • Em um percurso feminino, a diferença máxima de altitude do início da corrida para o final é de 700 metros.
  • O número de esquiadores que atingiram velocidades de 200 km/h ou mais é 328.
  • Cerca de 3,65 pessoas em 1.000 se machucam ao esquiar todos os dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *