Os dois tipos principais do Esqui freestyle são moguls e aerial, com uma terceira variação, acro, praticada de forma mais limitada. O moguls implica em descer uma ladeira íngreme com moguls, pequenas saliências, e saltar duas rampas, enquanto no aerial, os atletas pulam uma rampa e fazem performances no ar. O acro, que não é uma modalidade olímpica, é uma combinação de ginástica e dança, executada em uma ladeira suave.

Perfil do atleta
Cada disciplina de Freestyle demanda uma necessidade específica, mas todas exigem boa resistência física e habilidade técnica. Alguns atletas treinam em trampolins com os esquis nos pés. Fora da temporada, o treinamento também pode ser feito em rampas que terminam em piscinas ou lagos.

Três pistas
Moguls, aerials e acro são disciplinas bastante distintas, sendo que, dessa forma, cada uma delas requer uma pista específica. A de moguls é a que possui mais obstáculos e a inclinação mais íngreme. A de aerial possui quatro estágios, com diferentes graduações (inrun, table, landing zone e área final). A de acro é uma ladeira única.

Hot dogging
Um tendência no esporte chamada de hot dogging trouxe uma nova audiência ao Esqui freestyle no final dos anos 1960. Inspirando-se em filmes no estilo dos skatistas, os esquiadores americanos começaram a experimentar saltos nas ladeiras e adotaram o termo para descrever esta performance. 

Equipamento estiloso
Acessório para a cabeça e roupa especial são os mesmos para os três estilos do esporte. Os esquis de acro, no entanto, são mais curtos e mais flexíveis que os outros. 

Mogul mágico
O objetivo do mogul é descer a ladeira o mais rápido possível. O atleta é avaliado por sete juízes, que analisam a técnica e estilo dos movimentos obrigatórios e compulsórios. Há três elementos a serem avaliados: a qualidade das viradas em volta do moguls, as manobras feitas durante os saltos e a velocidade final da descida.

Joelhos à mostra
Em 1994, o canadense Jean-Luc Brassard usou protetores de joelhos coloridos para que nenhum movimento passasse despercebido pelos juízes. Ele levou ouro e, a partir de então, todos usam protetores do tipo. 

Caso com o acro
Os esquiadores de acro fazem uma coreografia de 90 segundos de flips e giros, com um acompanhamento musical escolhido pelo atleta. Os movimentos devem passar por três categorias: giros, movimentos de propulsão e sommersaults. 

Ação no aerial
Nas provas de aerial, cada atleta salta duas vezes e é avaliado por sete juízes. Cinco deles analisam a impulsão, comprimento, altura e formato do salto, enquanto os outros dois avaliam a aterrissagem. O total é multiplicado por um grau de dificuldade. 

Curiosidades

  • A primeira aparição do esporte foi em 1930, na Noruega. Os esquiadores passaram a fazer performance enquanto faziam treinamento.
  • O Freestyle é uma das variações mais dinâmicas do esqui. É necessária muita criatividade e expressão inidividual. Há muitas semelhanças com o snowboarding na roupa e técnicas.
  • Moguls e aerial são modalidades olímpicas. Acro foi um esporte de demonstração em 1988 e 1992, mas não foi adotado oficialmente nos jogos. 
  • O número máximo de backflips permitido no aerial é três. Cinco twists adicionais podem ser adicionados para ganhar mais pontos.
  • Os atletas de aerial chegam a atingir 18 metros durante o salto sobre a ladeira.
  • A pista de moguls de Sauze d´Ouix tem uma queda de 98 metros durante as olimpíadas de inverno de Turim. Neve fresca foi produzida artificialmente a partir de água da chuva.
  • Durante os jogos de inverno de Turim, em 2006, foram vendidas 41.102 entradas. Este foi o maior público em um evento do tipo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *