Criado nos Estados Unidos na década de 1960, o snowboarding combina as técnicas necessárias do esqui, skate e surf. Os snowboarders deslizam por grandes ladeiras sobre uma prancha, à qual seus pés estão presos. O snowboarding se tornou um esporte das Olimpíadas de Inverno desde 1998.

Perfil do atleta
Ousadia, segurança e senso de aventura são pré-requisitos para um atleta deste esporte. Os profissionais necessitam de flexibilidade e músculos fortes. Assim como todos os esportes praticados na neve, são necessários equilíbrio, balanço, coordenação e reações rápidas. Talento para fazer performances no ar também é importante.

Corridas e manobras
O esporte possui uma grande variedade de elementos, incluindo downhill, corrida, mogul, além de manobras em half pipes. As provas de corrida são semelhantes ao downhill de esqui: os competidores têm de correr contra o relógio em uma ladeira gigante. Há ainda provas em que dois atletas competem lado a lado.

Snowboarding extremo
Praticado em uma montanha que tenha 45 graus ou mais de inclinação, com penhascos, neve profunda, rampas e árvores, esta variação do esporte para pessoas fracas do coração. As competições incluem provas de corrida e Freestyle, que envolvem percursos de até 1.220 metros, com muitos obstáculos naturais.

Simon Dumont
Dumont alcançou o recorde de quarter-pipe em 11 de abril de 2008. O americano de 21 anos pulou 10,8 metros, exatamente 1 metro a mais que o recorde anterior.

Half-Pipe
Um half-pipe tem especificações para sua construção: formato em U, inclinação, arena tubular com paredes curvadas e uma superfície plana para que o atleta possa fazer suas performances. Os half-pipes são originários da prática do skate.

Pranchas e botas 
Para Freestyle, a prancha é curta e flexível, com extremidades simétricas. As botas são macias. Pra provas de montanha, elas são mais altas, estreitas e rígidas. 

Por dentro da história
As primeiras pranchas de snowboard foram construídas em 1950 por surfistas e skatistas que queriam tentar um novo esporte. Em 1965, Sherman Poppen desenvolveu um acessório híbrido, algo entre um skate com tobogã. Jake Burton Carpenter começou a produzir pranchas de fibra de vidro em 1979. A extremidade de aço surgiu em 1980. O esporte passou a fazer parte das olimpíadas de inverno em 1998.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *