Copyright by Davos Tourismus Byline: swiss-image.ch

Este é, provavelmente, um dos mais exigentes esportes de inverno. As provas de competição são divididas entre classic e Freestyle. As corridas contra o relógio acontecem em percursos de 400 metros a 50 quilômetros. No classic, os atletas usam um aparato que dê para caminhar sobre a neve, enquanto no Freestyle, as técnicas usadas são semelhantes as do skate.

Perfil do competidor
O atleta deste esporte necessita de preparo aeróbico, força muscular, equilíbrio, além de vigor físico e mental. Os treinamentos são feitos no inverno e exigem que sejam seguidas uma série de repetições de ciclismo, correida e roller skiing no verão para chegar à forma física ideal. 

Para cima, para baixo e para os lados
Os circuitos de cross-country variam muito, mas as competições internacionais recomendam que ele tenha subidas, descidas e terreno ondulado. Para provas de velocidade, a diferença entre o ponto mais baixo e mais alto não pode exceder 30 metros. Para corridas de 15 km e mais, a diferença não pode ser maior que 200 metros.

A expressão “nannestad”
O norueguês Bjorn Daehlie é o atleta que mais tem medalhas das olimpíadas de inverno neste esporte. Famoso por sua velocidade, Daehlie ganhou seus oito ouros e quatro pratas entre 1992 e 1998. Em 1994, seu time perdeu o ouro por 0,4 segundos, após uma maratona de 40 quilômetros.

O equipamento correto
O equipamento usado neste esporte varia de um estilo para outro, em função das diferenças na técnica e velocidade, além do tipo de superfície do circuito.

Regras do jogo
Em qualquer competição, os competidores são penalizados se obstruírem outros atletas, se queimarem a largada ou se encerarem, lixarem ou limparem seus esquis durante uma prova. Os que disputam o estilo classic perdem pontos se falham a ultrapassagem de esquiadores mais velozes, a não ser que eles estejam na zona demarcada no final da corrida. Há, no entanto, um tipo de disputa em que eles podem usar técnicas do classical e Freestyle. São as provas mistas, com duas corridas, sendo que cada um exige um dos dois estilos. Entre elas é preciso trocar de equipamento. O primeiro a cruzar a linha de chegada vence.

Por dentro da história
É provável que os primeiros a praticar o esporte tenham sido os nórdicos, há milhares de anos. Era a forma mais prática de movimentar os povoados durante o inverno. O cross country skiing foi reconhecido como um esporte na Noruega, por volta do século XVIII. As provas masculinas foram incluídas nas olimpíadas de inverno em 1924, mas as mulheres só passaram a participar em 1952.

Curiosidades

  • É um esporte popular no norte da Europa e no Canadá. Sua popularidade tem crescido nos Estados Unidos e outros países onde nevam.
  • O esporte faz parte da programação das olimpíadas de inverno, do FIS World Cup e do Nordic World Ski Championships.
  • Há 12 competições de cross-country skiing durante as olimpíadas de inverno, sendo seis para mulheres e seis para homens.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *