Foto: Giuseppe CACACE / AFP

A Fórmula 1, destaque no calendário do esporte a motor, acontece praticamente durante todo o ano em diversos circuitos de todo o mundo. Os construtores e pilotos precisam se adequar a uma série de regras, que mudam continuamente para garantir a segurança e justiça na prática do esporte. Os pilotos e construtores que acumulam mais pontos durante o campeonato são considerados os campeões. 

Perfil do atleta

Os motoristas precisam estar com uma boa forma física e mental, já que precisam correr em situações adversas, como o frio, calor, barulho e situações perigosas. O conjunto de técnicas de condução somado a uma grande coragem e reflexos rápidos são essenciais para uma boa participação na corrida. 

Segurança do piloto

O regulamento do esporte tem como prioridade principal a segurança dos pilotos. O monoposto, os cintos de segurança e o chassi de fibra de carbono, além dos protetores de corpo evitam com que os motoristas se firam gravemente em caso de acidente. O vestuário dos pilotos é feito de material antichamas. 

O carro de Fórmula 1

O produto final de uma engenharia brilhante aliada à tecnologia de ponta é um equilíbrio entre aerodinâmica, eletrônica, pneus e suspensão. 

Laço de gravata

O piloto inglês Mike Hawthorn, que se tornou campeão em 1958, ficou famoso por correr com um laço de gravata e um sorriso muito distinto. 

Pontos de contato

Os carros de F1 são equipados com pneus que possuem o maior número de pontos de contato possíveis com o solo. Os duros resistem mais que os macios que, por sua vez, dão mais aderência. O equipamento trabalha melhor sob determinadas temperaturas e são desenvolvidos para durar apenas uma corrida. O regulamento, no entanto, varia de ano para ano. 

Direção interativa

Dentro do cockpit, o destaque fica por conta da direção, que permite ao motorista interagir com sua equipe via rádio e com os comandos do seu carro. 

Final de semana de corrida

Cada uma das provas do campeonato de F1 acontece em um final de semana. Às sextas, os motoristas têm duas sessões livres de treino. No sábado, há um outro treino, os quais qualificam os pilotos para suas posições de largada para a corrida de domingo. Deve haver um mínimo de 20 e um máximo de 24 carros em cada prova.

Time de trabalho

Muitas pessoas contribuem com sua experiência e conhecimento para as corridas. Os pilotos são os membros mais visíveis do time, mas todos, desde o gerente, passando por designers e engenheiros, são cruciais para que a equipe tenha sucesso. 

Por dentro da história

Os pilotos aposentados começaram a competir uns contra os outros em uma prova chamada Grand Prix Masters, em 2005. Os carros possuem motor V8 de 3,5 litros e são baseados nos modelos de 1999 do Reynard Champ. Todos os participantes devem ter mais de 45 anos e devem ter participado de, no mínimo, duas temporadas da F1. O piloto Nigel Mansell ganhou a prova de estréia, na África do Sul. 

Curiosidades

  • Cada Grande Prêmio é assistido por uma enorme multidão de pessoas ao redor do mundo.
  • A Fórmula 1 começou em 1946, sendo que a primeira corrida foi em 1947. O primeiro campeonato aconteceu em 1950.
  • A entidade que preside o esporte é a FIA (Fédération Internationale de l´Automobile).
  • Um carro de F1 leva, em média, cinco segundos para ir de 0 a 160 km/h. O monoposto pode atingir 300 km/h. Em menos de 3,5 segundos, é capaz de parar totalmente.
  • O piloto mais jovem a vencer um campeonato foi Lewis Hamilton, com 23 anos, em 2008. Foi sua segunda participação em uma temporada de F1.
  • A velocidade máxima que um carro de F1 pode chegar em uma reta é de 320 km/h.
  • O alemão Michael Schumacher foi campeão de F1 sete vezes. Estatisticamente, é o melhor piloto de todos os tempos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *