Com barcos capazes de atingir velocidades acima de 225 km/h, o powerboat Racing é o mais rápido, perigoso e glamuroso de todos os esportes aquáticos. Os barcos variam em categorias, dependendo do tamanho do seu motor e percurso a ser percorrido, circular ou ponto a ponto. Outras provas focam em resistência e foram criadas para testar máquinas e tripulantes. Colisões são raras, mas podem ser fatais. 

Perfil do atleta

Formula 1 e Class 1 exigem uma tripulação de duas pessoas (piloto e operador). O uso de colete salva-vidas é obrigatório. Dessa forma, a tripulação deve saber nadar muito bem, além de ter a técnica para manobrar o barco em alta velocidade. A habilidade de “ler” a água é essencial. 

Percurso aquático

As provas podem ser realizadas em qualquer área aquática, como baías, rios ou lagos, além de alto mar. O circuito pode ter obstáculos naturais para serem desviados, como pedras e ilhas. 

Formula 1 Powerboat Racing

Formula 1 é a prova de mais prestígio no powerboat Racing, com provas em países ao redor do mundo: França, Portugal, China e Emirados Árabes Unidos. 

Barcos da F1

Os catamarãs que competem na F1 possuem 6 metros de comprimento e 2,1 metros de largura. O desenho permite que a dianteira do seu casco fique acima da água em altas velocidades. A idéia é que o barco fique sob uma “poltrona” de ar, permitindo que o motor de 350 cv leve a máquina a velocidades bem altas. 

Qualificação da corrida

Cada prova da F1 acontece em dois dias, sendo que no primeiro são tomados os tempos das equipes. Isso normalmente determina o grid de largada. Uma disputa extra ainda acontece no final do primeiro dia entre os seis primeiros barcos. 

Equipamento

Apesar de a maior parte dos barcos ter uma especificação técnica e de segurança específica, todos usam sistema de navegação por GPS como método de navegação. Equipamento para contagem do tempo também é instalado nas cabines. O vestuário da tripulação deve ser à prova d´água e de fogo, além de capacetes e jaquetas salva-vidas. 

Falando na água

O ruído da água e do motor torna difícil a comunicação entre os tripulantes. Dessa forma, eles normalmente se comunicam por rádio, mesmo quando estão sentados lado a lado. 

Nascimento do Powerboating

A primeira competição internacional anual de Powerboat, o Harmsworth Cup, foi em 1903, pelo dono do jornal Daily Mail, Alfred Harmsworth.Garfield Wood venceu a prova anual nove vezes. Ele era um inventor que morreu em 1971, com mais patentes que qualquer um outro no mundo. 

Dinheiro não é problema

Enquanto há muitas semelhanças entre o powerboat e os outros esportes motorizados, existe uma diferença fundamental: os espectadores não precisam pagar pelo espetáculo aquático. Além disso, os patrocinadores das equipes, na maior parte das vezes, são companhias muito grandes e importantes. 

Regras sobre as ondas

As competições possuem várias categorias, definidas de acordo com o tamanho do motor. Em todas elas, no entanto, os motores permanecem desligados até que a luz verde apareça para o início da prova. 

Rei das águas

Guido Capellini é considerado o principal piloto da F1 Powerboating. Natural de Como, na Itália, ele conquistou seu primeiro título mundial em 1993. Depois disso, foram oito conquistas iguais. 

Curiosidades

  • Ken Warby, da Australia, marcou a velocidade recorde de 511,11 km/h. Foi em 1978
  • O americano Lee Edward “Chip” Hanauer teve 12 vitórias desde 1982 no Challenge Gold Cup. Este campeonato acontece anualmente nos Estados Unidos, no rio Detroit
  • É um esporte caro. O custo do equipamento, combustível e manutenção pode chegar aos sete dígitos. 
  • O esporte atrai muitos espectadores, cerca de 70 mil em cada prova
  • A tripulação precisa de uma licença para competir. Parte do treinamento para adquiri-la é sair de uma cabine de um barco submerso

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