Também conhecido como ping pong, o tênis de mesa é um jogo rápido com raquete. Homens e mulheres disputam individualmente ou em pares. Os jogadores ganham pontos ao bater a bola por cima de uma rede, fazendo com que o adversário não a rebata ou seja forçado a cometer um erro. São disputas curtas e rápidas. 

Perfil do atleta
Os jogadores de tênis de mesa precisam ter reações rápidas, coordenação dos olhos, além de pernas fortes e flexíveis. Eles precisam ter habilidade para se mover em distâncias curtas e mudar de direção rapidamente. Também é necessário ter atenção com os ombros, lombar e joelhos, pois são áreas que comumente sofrem desgaste. O treinamento inclui sessões de salto e 20 minutos de corrida por semana.

Área da mesa
As mesas são feitas de Masonite ou de uma madeira similar, cobertas por uma tinta verde escura, azul ou preta. A rede tem 15,25 cm de altura. A linha central indica onde o serviço deve ser feito quando o jogo é em duplas: ao lado direito de quem faz e recebe. Nas disputas individuais, pode ser realizado em qualquer lugar da mesa. 

No jogo
As disputas são as cinco melhores entre sete. Cada jogo é ganho quando um dos lados atinge 11 pontos. O início se dá no momento em que o jogador faz um serviço. A bola deve quicar duas vezes, sendo cada uma delas em um lado da rede antes de ser retornada pelo jogador. Depois, durante a partida, a bola quica apenas uma vez, do lado do receptor. Se a bola toca a rede no serviço, mas cai do outro lado, o movimento deve ser repetido. Os jogadores trocam de lado a cada fim de partida.

A forma como todos podem ir para casa
A partida da final do campeonato Swaythling, em 1936, entre a Hungria e Áustria, durou três dias. Com o objetivo de evitar empates para não afastar os espectadores durante os jogos, os organizadores decidiram que quando uma partida dura mais que dez minutos, os jogadores que fazem o serviço perdem pontos se não são capazes de bater seus oponentes em menos de 13 tentativas consecutivas.

Formas na mesa
Volleying é probido, já que a bola deve tocar a mesa. O jogador que tocar a parte da mesa do oponente com as mãos perde pontos. Em partidas com duplas, ninguém pode rebater por duas vezes consecutivas. Dessa forma, os jogadores precisam alternar posições rapidamente para receber a bola, no centro da mesa, pois, neste local, é mais fácil ter sucesso no movimento. 

Por dentro da história
O jogo foi inspirado no jogo de tênis do século XIX. Quando o tempo estava ruim, os jogadores praticavam o esporte em locais fechados, com caixas de cigarro como raquetes, rolhas de champagne como bolas e pilhas de livros como rede. No início, o jogo teve diversas denominações, como whiff-whaff.

Curiosidades

  • O tênis de mesa se tornou um esporte olímpico em 1988, desde então, a China domina o esporte
  • A bola do tênis de mesa é capaz de atingir velocidades de até 160 km/h
  • O tênis de mesa é o esporte de raquete mais popular do mundo, com mais de 300 milhões de jogadores ao redor do mundo. É particularmente popular em países asiáticos, como China e Coréia.
  • O jogo é tão rápido que uma partida feminina disputada em 1973 chegou a ter 173 batidas em apenas sessenta segundos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *