Badminton é um esporte praticado individualmente ou em duplas. Os jogadores ganham pontos quando batem em uma peteca cônica de forma que ela passe ao outro lado da quadra e o adversário não consiga rebatê-la. A forma e aerodinâmica da peteca podem fazer com que o esporte seja delicado e agressivo ao mesmo tempo.

Perfil do jogador
Um jogador profissional de badminton percorre até 1,6 km por jogo. Dessa forma, o corpo precisa ser esguio, assim como as panturrilhas devem ser fortes. Rapidez é uma característica do esporte. Também é necessário trabalhar a musculatura dos pés, uma vez que há muitas mudanças de direção repentinas em curtas distâncias. 

A quadra
A superfície de uma quadra de badminton é feita geralmente de madeira compensada com uma cobertura de vinil ou faixas de madeira dura. A área é marcada com linhas que definem onde os jogadores devem atuar, tanto em jogos individuais como em duplas. A peteca percorrer a quadra rapidamente, mas não vai longe. Dessa forma, a quadra é compacta, com espaço limitado.

Curiosidades

  • Depois do futebol, o baminton é o esporte que te mais participação no mundo. É particularmente popular na Malásia e na Indonésia. 
  • A peteca chega a atingir 330 km/h, fazendo do badminton o esporte com raquete mais rápido do mundo.
  • Uma peteca olímpica tem 16 penas de ganso.
  • O recorde de velocidade atingido por uma peteca olímpica foi de 332 km/h.
  • O número medido de saques em um jogo é de 13,5. As partidas de tênis são mais curtas, com uma média de 3,4 saques.
  • A China ganhou 50 medalhas de ouro no badminton – entre homens e mulheres, individuais e duplas -, desde que o esporte se tornou olímpico, em 1992.

No seu serviço
A pessoa que faz o serviço e o receptor ficam em posições diagonais contrárias na quadra, definida pela linha central.  O primeiro deve sacar a bola na altura da cintura do oponente, com parte dos dois pés no chão.  Alterna-se o lado do serviço durante a partida, mas sempre começa pela direita. Os jogadores mudam de lado após os primeiros dois jogos. 

O que há em um nome?
Em 1873, o duque de Beaufort trouxe o jogo indiano, chamado Poona, para a Inglaterra e começou a jogar em sua cidade, em Badminton, Gloucesteshire. 

Conduta na quadra
As disputas são melhores em três. Se a pessoa que realizou o serviço ganha uma disputa, ele ou ela ganha um ponto e realiza o serviço novamente. Se perder, no entanto, o oponente recebe um ponto (essa mudança aconteceu em 2006). O jogador que faz o serviço, então, passa para o próximo que, em individuais, pode ser o oponente ou, em duplas, pode ser seu companheiro. No badminton, 21 pontos fazem a vitória, a não ser que o jogo chegue a 20-20. Neste caso, o primeiro a ganhar dois pontos de vantagem ganha. Se a disputa chegar a 29-29, o vencedor é aquele que receber 30. 

Peteca e raquete
A peteca profissional pesa 5 gramas e possui 16 penas de ganso na base. Como são extremamente frágeis, os jogadores chegam a carregar dez delas durante uma partida. Ao contrário, as raquetes são extremamente fortes e desenhadas para transferir o máximo de energia do jogador para a peteca. 

Sutileza e força
Os jogadores disfarçam sua força para tirar o oponente da melhor posição uma vez que, com exceção do serviço, os saques podem ser feitos de qualquer lugar da quadra. A melhor posição tática, no entanto, é próximo da linha central, no meio da quadra, uma vez que, dessa forma, os jogadores ficam preparados para receber a bola vinda de qualquer direção. 

Por dentro da história
O primeiro campeonato mundial de badminton aconteceu em 1977. O esporte passou a ter disputas anuais em 2006. O campeonato inglês acontece desde 1899. Apesar de ter prestígio, a disputa não é considerada oficial.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *