Jianzi ou shuttlecook é praticado em áreas fechadas e abertas de forma individual, duplas ou times de aos os sexos, que passam adiante um jianzi ou peteca para o próximo usando qualquer parte do seu corpo, com exceção dos braços ou mãos. Os pontos são ganhos quando os passes têm sucesso e perdidos se a peteca tocar o chão. 

Perfil do atleta
É preciso ser um malabarista com os pés para praticar jianzi. Por isso, é necessário um alto nível de coordenação, assim como preparo aeróbico, muscular e elasticidade. Na rotina do praticante há corrida, levantamento de peso e exercícios de flexibilidade. A excelência no esporte, no entanto, só é conquistada com a prática, já que o formato da peteca é bastante peculiar. 

Por dentro da história
Originalmente criado na China antiga, o jianzi se espalhou pelo mundo. Os principais países praticantes são China e Vietnã, mas o esporte tem se tornado popular na Europa, especialmente na Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Holanda, Romênia e Servia. 

Em qualquer área
Alguns tipos de jianzi são praticados em quadras de badminton, sendo que os competidores devem arremessar a peteca sobre a rede toda vez que a tocam. Em outras versões há uma linha em vez da rede. Também é possível praticar o esporte sem uma área definida.  Nos países asiáticos, é possível ver praticantes de todas as idades em parques da cidade.

Equipe do jogo
Em disputas individuais, os competidores devem dar dois toques com sucesso. Já em equipe, cada lado deve bater quatro vezes na peteca. Os times podem ter qualquer número de jogadores, mas, normalmente, possuem seis pessoas, sendo que três deles ficam na quadra e os outros três são substitutos. A pontuação máxima é de 21 pontos. 

Trabalho especial com os pés
Os jogadores podem tocar a peteca de qualquer maneira, desde que não usem seus braços e mãos. O principal membro usado nas partidas são os pés. O competidor traz a peteca para si para poder controlá-la primeiramente e depois a joga sobre a rede. O peito do pé é bastante usado, mas os dedões também são bons para dar tacadas. Quando recebem a peteca, os jogadores podem freá-la com o peito para jogá-la contra o lado adversário. 

Curiosidades

  • O jianzi também é conhecido como Chinese Hacky Sack, Chapteh, Kinja, Shuttlecock ou Featherball.
  • A primeira versão original do jianzi é originária do século V, na China. Acredita-se que o jogo tenha sido baseado e algum tipo de treinamento militar. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *