É uma corrida cross country na qual os participantes usam um mapa e uma bússula para navegar entre pontos de checagem ou de controle, ou numa rota desconhecida. O vencedor é o primeiro a cruzar a linha de chegada individualmente ou em equipe. Nas provas cronometradas, são os que conseguem passar pelo maior número de postos de controle até o final ou no período cronometrado da corrida.

Perfil do atleta
Os competidores possuem o vigor e a velocidade de corredores de provas de longa distância. Eles precisam estar aptos a ler mapas e se orientarem rapidamente ao mesmo tempo.  Além disso, usam sua intuição e experiência quando estão em terrenos desconhecidos com terra, pedras ou estradas.

Elemento surpresa
Os competidores não devem pré-planejar uma rota, já que recebem mapas apenas em um determinado ponto da prova. Eles devem começar todos os mesmo tempo ou em intervalo de um ou dois minutos.

Permanecendo no percurso
Certos pontos são marcados como um mapa de orientação, mas não são divulgados os caminhos entre eles. Um triângulo destaca o início e um círculo duplo marca o final. Círculos únicos mostram os pontos de controle pelos quais os competidores devem passar. Eles são marcados por bandeiras brancas e laranjas ou vermelhas e brancas. Nas provas que são realizadas à noite, os pontos de controle devem ter olhos de gato ou outras superfícies refletoras. Os atletas, por sua vez, devem colocar tochas na cabeça para iluminar o caminho.

Equipamento
Um mapa e uma bússula são equipamentos essenciais.  Os competidores devem registrar sua passagem nos pontos de controle. Normalmente, usam um sistema na ponta dos dedos para fazer isso. À noite, os atletas carregam um apito para atrair atenção em emergências.

Terreno
Uma linha reta é a distância mais curta entre dois pontos, mas não, necessariamente, a mais rápida. Os organizadores sempre asseguram que há obstáculos entre dois pontos que podem fazer os atletas andarem em círculos. Com o mapa e a bússula, eles marcam sua posição e a direção correta a ser seguida. Pontos de referência também ajudam. 

Curiosidades

  • No campeonato mundial há quatro tempos: longo (90-100 minutos para homens. 70-80 min para mulheres), médio (30-35 min) e curto (10-12 min).
  • Normalmente, as competições são feitas a pé, mas também há aquelas percorridas com bicicletas e skis.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *