O remo pode ser descrito como uma forma de empurrar uma embarcação o mais rápido possível, ignorando o cansaço pulmonar e a fadiga dos músculos. É um dos poucos esportes que envolve todos os principais grupos musculares do corpo. Pode ser disputado individualmente ou em grupos de oito pessoas.

Perfil do atleta
O atleta do remo deve ter uma combinação de força, vigor, equilíbrio e domínio da mente. Os remadores possuem um dos melhores rendimentos entre todos os atletas. Uma prova de 2.000 metros, por exemplo, exige resistência física e mental para suportar os músculos queimando em função do ácido lático enquanto se mantém o equilíbrio, o ritmo e o controle técnico. Ajuda ser alto, com braços e pernas longas. Os profissionais chegam aos 2 metros de altura (homens) e 1,80 metro (mulheres). 

Atire em mim
Um dos atletas que teve mais sucesso no esporte é o britânico Steven Redgrave, o único a ganhar cinco medalhas olímpicas de ouro consecutivas. Imediatamente após sua quarta vitória, em Atlanta, em 1996, ele disse “se você me vir perto de um barco novamente, pode atirar”. Sua aposentadoria não durou muito, uma vez que ele levou a quinta medalha de ouro em Sidney, em 2000.

Formatos da corrida
Há diferentes tipos de corrida de remo, o que reflete a longa história do esporte. Além da prova de 2.000 metros, há time trial, chamadas de head races, longa distância, como o Tour Du Léman, e as regatas. No Reino Unido há ainda um tipo de prova com perseguição para bater o barco que está à frente.

Remo oceânico e na costa
Apesar de não estarem inclusos no programa olímpico, há várias provas que são realizadas na costa e no oceano. A FISA organiza o World Rowing Coastal Challenge. Há diversos tipos de prova que cruzam o oceano e permeiam costas. 

Prova de 2.000 metros
As provas das Olimpíadas, do Campeonato Mundial e da Copa do Mundo têm uma distância estipulada de 2.000 metros. Há 14 provas diferentes nas olimpíadas e no campeonato mundial, sendo oito para homens e seis para mulheres – desde 1976, quando as mulheres passaram a disputar o esporte. Todos os anos, com exceção daqueles em que acontecem as Olimpíadas, há um campeonato mundial, com 14 tipos de provas, sendo 14 para homens e 10 para mulheres. Atletas portadores de deficiência física também participam desde 2002 no campeonato mundial e desde 2008 nas Olimpíadas.

Remo peso leve
Apesar de o remo não ser um esporte de combate, há uma divisão para peso leve. Isso permite com que pessoas de estatura mais baixa participem do esporte. Para homens, a média de peso deve ser 70 quilos. Para mulheres, o peso deve ser de até 57 quilos. A categoria chegou ao campeonato mundial em 1974 e às Olimpíadas em 1996. 

Head races
Um prova alternativa com contagem de tempo, que envolve diversas equipes, que largam umas após as outras. A prova mais antiga é de 1926 e aconteceu no rio Tamisa, em Londres. A maior delas ocorre em Boston, nos Estados Unidos.

Outras corridas
Há outras tipos de prova no calendário do remo. A primeira edição da Oxford and Cambridge Boat Race aconteceu em 1829 e acontece anualmente entre as duas universidades. A prova percorre 6.779 metros no rio Tâmisa, em Londres. A universidade Yale e a Harvard têm um torneio semelhante desde 1852 em New London. Connecticut, Estados Unidos. Há ainda mais disputas que envolvem universidades e regatas que percorrem mais de 2.000 metros.  

Barcos e vestuário
O equipamento de remo é caro e, normalmente, é mantido por clubes ou pequenos grupos. Para corridas, os remadores, normalmente, usam uma roupa colada ao corpo que permita movimentos sem dificuldades. Dependendo das condições de tempo, também são usadas peças adicionais. 

O equipamento
Os equipamentos, usados tanto no remo de um como no de dois, são semelhantes. No segundo caso, no entanto, eles costumam ser menores. Não há restrições para o formato ou tamanho do remo, mas eles são desenvolvidos para serem leves e fortes. Os mecanismos internos do barco, no entanto, são idênticos nos dois casos.

Regras do remo
Cada país tem suas próprias regras para o esporte, mas elas pouco variam de um local para outro. Cada entidade nacional é dirigida pela International Rowing Federation.

Pegando um caranguejo
O pior pesadelo de um remador é catar um caranguejo – neste caso, não há nada a ver com a classe dos crustáceos. Esta situação acontece quando o remador enfia a pá na água em um ângulo errado. Dependendo da situação, chega a capotar o barco ou catapultar o companheiro. Em outros casos, ainda pode bater com a pá nas suas costelas. 

O movimento do remo
Apesar de o remo parecer um esporte em que só se usa a parte de cima do corpo, a força da remada vem das pernas. Sentados, eles fazem o movimento da pá por meio da propulsão das pernas. O processo completo inclui quatro fases, sendo que a chave do sucesso está no fato de movimentar a pá suavemente de uma fase para a outra. Assistir a um bom remador praticando o esporte é gracioso. O atleta, no entanto, está fazendo um grande esforço para manter a força, o equilíbrio do barco e a habilidade técnica. 

Remo indoor
O remo indoor acontece em ergômetros, que são máquinas que simulam a experiência na água. O equipamento serve para treinamento e seleção de atletas por meio de treinadores. Apesar disso, ele não simula fielmente o movimento na água, uma vez que o equilíbrio e técnica são fatores críticos. Há disputas de remo indoor também, sendo que a principal delas acontece em Boston, Massachussets, nos Estados Unidos. 

Remando para ganhar
A medida é feita em remadas por minuto. No início de uma prova, pode chegar a 50, quando disputada por grupos de oito homens. Nesta fase, os remadores se esforçam muito e produzem ácido lático em seus músculos. Logo depois, a contagem fica entre 38 e 40 remadas por minuto. Em pontos táticos da prova, os remadores são chamados novamente a se esforçar. Perto da linha de chegada, a aceleração aumenta, com cerca de 46 remadas por minuto. Neste momento, os músculos estão queimando. Velocidade, no entanto, não significa vitória. Vale muito a técnica usada em todo o processo. 

Por dentro da história
É provável que o remo moderno tenha começado no rio Tamisa, em Londres, mas se espalhou pela Europa e América do Norte no final do século XVIII. A Boat Race, entre Oxford e Cambridge, aconteceu pela primeira vez em 1829. Nos Estados Unidos, Yale e Harvard estabeleceram seu campeonato em 1852. Por volta de 1892, a popularidade do esporte garantiu sua entrada nos jogos olímpicos de 1896. A prova feminina foi inserida nos jogos de Montreal, em 1976. Já a classe de peso leve se tornou um esporte olímpico desde 1996, em Atlanta. 

Curiosidades

  • O remo é presidido pela Internaitonal Rowing Federation (FISA), fundada em 1892. É a federação mais antiga dos jogos olímpicos.
  • Praticar o esporte com um remo com as duas mãos é chamado de sweep ou sweep-oar, enquanto realizar o movimento com dois remos é denominado sculling.
  • Os remadores marcam o minuto por meio de vogas (cadência da remada).
  • Um atleta que pratica o esporte com um remo só gasta cerca de 6.000 calorias em um dia de treinamento para as Olimpíadas. 
  • Em 2004, nos jogso de Atenas, uma equipe de oito pessoas dos Estados Unidos marcou o recorde de 5min19s para prova de peso leve. 
  • No campeonato mundial de 2007 participaram 67 países.
  • O total de países afiliados à FISA chega a 130.
  • Durante um treinamento anual, um remador chega a percorrer 10 mil quilômetros. 
  • Cerca de 250 mil espectadores assistem à Boat Race, entre Oxford e Cambridge, nas margens do rio Tamisa.
  • Aproximadamente 7.500 competidores disputam a Charles Race anualmente, em Boston.
  • A capacidade, em litros, do pulmão do remador inglês Peter Reed chega a 11,68 litros, mais que o dobro de uma pessoa normal.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *